Domingo, 05 de Abril de 2020

Sobre

Sobre a cidade de Atibaia

A área total de Atibaia é avaliada em 478,101 km² e consta no último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2018 com 141.398 habitantes, em sua zona urbana e rural. O município está a mais ou menos 70 quilômetros, tanto da capital São Paulo, como de outra famosa cidade, Campinas.

Seu nome até hoje não recebe um significado único e correto, mas acredita-se que as origens se derivam de palavras indígenas, como: Tybaia (rio da feitoria), Tipai (rio alagado), iupá, (lagoa, alagadiço), Tipai, (morro dependurado0, ti, (montão) e pai (dependurado), são muitas as possibilidades.

Atibaia é um município considerado estância, devido ao clima, as temperaturas médias na cidade, em dias comuns, estão entre 8° graus de mínima a 28° de máxima. O município é muito fresco, repleto de vegetação e morros, além disso é cruzado por rios, sendo eles o Rio Atibaia, Ribeirão do Onofre, Ribeirão da Folha Larga e Ribeirão Itapetinga.

Tornou-se uma cidade turística por conta disso. Alguns moradores das cidades maiores ao redor, como os paulistanos, vão para a região e também Atibaia para descansar em finais de semana e feriados. Aproveitar a natureza e os passeios que a cidade dispõe, são um dos principais motivos. Apesar de o turismo ainda não ser grande o suficiente para virar um capital a mais para o município.